
Mauricio de Sousa - O Filme: Foto/Divulgação
“Mauricio de Sousa – O Filme” chega aos cinemas brasileiros no dia 23 de outubro, mostrando toda a sua trajetória desde sua infância, a criação de seus primeiros personagens e como tudo isso se consolidou na cultura pop brasileira.
Desde sua infância em Mogi das Cruzes à criação de mais de 400 personagens, a biografia de Mauricio promete tocar o público com uma história real, rica e emocionante sobre um dos maiores artistas contemporâneos do país. O longa chega aos cinemas no próximo mês, e vai mostrar todos os bastidores da MSP Estúdios.
Dirigido por Pedro Vasconcelos, o longa apresenta ao público como surgiram os primeiros personagens que marcaram gerações e como se entrelaçam com a história pessoal do artista, como Bidu por exemplo que é inspirado por seu cão de infância, estreando junto com Franjinha na primeira tirinha de Maurício, publicada em 1959 na Folha da Tarde.
Além de Bidu, temos Monica e Magali, que foram inspiradas nas filhas de Maurício, além disso os fãs estão esperançosos também para ver a criação de outros ícones, como Cascão, Cebolinha, Chico Bento, entre outros.
Os primeiros passos da criação
Os primeiros passos na criação de um universo de personagens singulares vieram com Horácio e Astronauta. Lançado em 1961, Horácio, um dinossauro sensível e pensativo, é considerado por Mauricio de Sousa seu alter ego, abordando temas filosóficos sobre a vida e a ética. Dois anos depois, em 1963, nasceu o Astronauta, inspirado na imaginação de infância de Mauricio e no feito histórico de Yuri Gagarin. O personagem vive isolado no espaço, refletindo sobre a existência e a conexão com o planeta Terra.

No mesmo ano de 1963, com a intenção de incluir o público feminino, Mauricio encontrou a inspiração em casa: suas próprias filhas. A filha do meio, Mônica, com sua personalidade forte e determinada, deu vida à personagem mais icônica da cultura pop brasileira. Com seu inseparável coelho Sansão, Mônica, que inicialmente era uma personagem secundária nas tiras do Cebolinha, conquistou o público e ganhou sua própria revista em 1970, marcando o início da Turma da Mônica.
A filha Magali, conhecida por estar sempre com fome, inspirou a personagem de mesmo nome, que estreou nos quadrinhos em 1964. Com seu jeito doce e apetite por melancia, Magali rapidamente se tornou a melhor amiga da Mônica e uma das figuras mais queridas do universo de Mauricio de Sousa, ganhando sua própria revista em 1989.
Acompanhe o Papeando Movie e não perca nenhuma novidade do mundo do entretenimento.