
Tartaruga Vermalha - Foto: Reprodução/Finos Filmes
O cinema independente e autoral ganha espaço em São Paulo a partir do próximo dia 26 de setembro, quando se inicia o 12º Festival de Finos Filmes. Evento que segue até o dia 30/09. Ocupando salas do REAG Belas Artes, MIS – Museu de Imagem e do Som, Cinusp, FAAP e o CineClube Cortina, com uma programação que mistura estreias, masterclasses, atividades infantis e exibição de clássicos restaurados.
Programação do Festival Finos Filmes
A programação do 12º Festival de Finos Filmes começa em 26/9 com a masterclass online de Miquel Martí Freixas, curador do Festival de Rotterdam, direto da FAAP. No dia 27/9, o Cineclube Cortina recebe o Cinema Sem Sulfito, com exibição de A Tartaruga Vermelha (2016) seguida de degustação gastronômica do Projeto A.MAR e da Vivente Vinhos Vivos. Já no domingo (28/9), o MIS-SP apresenta a sessão infantil Fininhos, com curtas do Festival d’Annecy e atividade lúdica para crianças, e o Cineclube Cortina exibe duas sessões de curtas premiados: “Família: Laços e Fissuras” e “Territórios e Memória”. No dia 29/9, acontece mais uma masterclass online, desta vez com o trio holandês Job, Joris e Marieke, indicados ao Oscar e vencedores do Emmy. O festival se encerra em 30/9, no REAG Belas Artes, com a exibição da cópia restaurada de A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), de Roberto Santos, seguida de bate-papo com o escritor José Henrique Bortoluci.
A programação também abraça experiências sensoriais: em parceria com o projeto Cinema Sem Sulfito, será exibido o longa indicado ao Oscar “A Tartaruga Vermelha”, acompanhado de uma degustação de produtos do Projeto A.MAR e da vinícola Vivente Vinhos Vivos.

Além disso, o festival reafirma seu compromisso social: todo o valor dos ingressos das sessões dos curtas será revertido para instituições como NEET Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos) Fundo FICA e o próprio Projeto A.MAR.
Encerramento com clássico restaurado
O fechamento da edição, no dia 30/9, às 19h30, no REAG Belas Artes, traz a exibição da cópia restaurada de “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (1965), de Roberto Santos – filme baseado na obra de Guimarães Rosa e recentemente exibido no segmento Venice Classics do Festival de Veneza. Após a sessão, o escritor José Bortoluci participa de um bate-papo sobre o legado literário de Rosa.
Produção e apoios
O festival é uma realização da Finos Filmes em parceria com a Cinemália, sob direção geral de Felipe Poroger, e conta com apoio de instituições culturais como o Festival d’Annecy, o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e espaços icônicos da cidade.
Para mais informações sobre os ingressos, acesse o Instagram da Finos Filmes.
Acompanhe o Papeando Movie e não perca nenhuma novidade do mundo do entretenimento.